A maioria dos casos de dor no pescoço tem um componente postural como parte do problema subjacente. Nesses casos, reconhecer e compreender a postura inadequada pode desempenhar um papel importante para encontrar o alívio da dor no pescoço.
A diferença entre boa e má postura
A boa postura, no que se refere ao pescoço, é comumente considerada quando as orelhas são posicionadas diretamente acima dos ombros, com o peito aberto e os ombros para trás. Nesta posição neutra, também chamada de postura normal da cabeça, o estresse no pescoço é minimizado porque o peso da cabeça é naturalmente equilibrado na coluna cervical.
A postura anterior da cabeça ocorre quando o pescoço se inclina para a frente, colocando a cabeça mais à frente dos ombros, em vez de diretamente acima. Esta posição da cabeça pode levar a vários problemas:
- Aumento do estresse na coluna cervical. Como a cabeça é mantida para frente em uma postura inadequada, a coluna cervical deve suportar uma quantidade crescente de peso. Uma regra prática é que para cada polegada que a cabeça é mantida para frente em uma postura inadequada, um peso adicional de 4,5 kg é sentido na coluna cervical.1 Portanto, se a cabeça média pesa entre 4,5 e 5 kg, apenas 1 ou 2 polegadas A postura anterior da cabeça pode dobrar ou triplicar a carga na coluna cervical.
- Hiperflexão e hiperextensão. A coluna cervical inferior entra em hiperflexão com as vértebras inclinadas muito para a frente. A coluna cervical superior, entretanto, faz o oposto e entra em hiperextensão, pois o cérebro mantém automaticamente a cabeça erguida para que os olhos possam olhar diretamente para a frente. Esta alteração da curva da coluna cervical aumenta a distância do canal espinhal da base do crânio à base do pescoço, fazendo com que a medula espinhal e as raízes nervosas próximas fiquem um pouco esticadas.
- Sobrecarga muscular. Alguns músculos do pescoço e da parte superior das costas precisam trabalhar continuamente em excesso para contrabalançar a força da gravidade na frente da cabeça. Como resultado, os músculos se tornam mais suscetíveis a tensões e espasmos dolorosos.
- Parte superior das costas curvada. A postura anterior da cabeça geralmente é acompanhada por ombros para frente e parte superior das costas arredondada, o que pode causar mais dor no pescoço, parte superior das costas e / ou ombros.
Quanto mais tempo essa postura incorreta for mantida – como ficar curvado sobre um computador ou encurvado no sofá – maior a probabilidade de desenvolver dor no pescoço, rigidez e outros sintomas.
Efeitos de longo prazo da postura anterior da cabeça
Com o tempo, a postura anterior da cabeça pode colocar cada vez mais pressão no pescoço e em outras áreas do corpo. Alguns efeitos a longo prazo da postura anterior da cabeça podem incluir:
- Desequilíbrios musculares. Alguns músculos do pescoço, parte superior das costas, ombros e tórax podem ficar encurtados e tensos, enquanto outros podem ficar alongados e fracos.
- Risco elevado de degeneração espinhal. O estresse extra nos discos da coluna cervical, articulações e vértebras pode aumentar o risco ou piorar problemas degenerativos da coluna, como doença degenerativa do disco cervical e osteoartrite cervical.
- Mobilidade reduzida. Com o aumento da rigidez dos músculos e / ou articulações, a amplitude de movimento do pescoço diminui.
Muitos outros efeitos de longo prazo da postura anterior da cabeça foram relatados, como dores de cabeça, dor na mandíbula, capacidade respiratória reduzida e equilíbrio alterado.
One comment
Pingback: 10 dicas para melhorar a postura e a ergonomia - Alivio na Dor