Para tratar eficazmente a dor no pescoço, é importante compreender a condição médica subjacente que a causa. Esta página enfoca as várias causas e fatores de risco da dor no pescoço, e como as causas da dor aguda (de curto prazo) e da dor crônica (de longo prazo) tendem a ser diferentes.
Causas comuns de dor aguda no pescoço
As causas mais comuns de dor no pescoço – distensões de músculos / tendões e distensões de ligamento – cicatrizam em alguns dias ou semanas. Muitos casos de distensões e entorses resultam de uso excessivo ou extensão excessiva, como por exemplo:
- Postura ruim. Longos períodos de tempo desleixado ou curvado sobre a tela do computador podem levar à postura da cabeça para a frente, o que impõe estresse extra no pescoço. Olhar repetidamente para um telefone ou tablet também pode causar dor, às vezes chamada de pescoço de texto.
- Dormir em uma posição inadequada. Se a cabeça for mantida em um ângulo incorreto ou torções erradas durante a noite, um torcicolo pode estar presente pela manhã.
Veja Travesseiros para Dor no Pescoço
- Movimentos repetitivos. Virar a cabeça de maneira repetitiva, como de um lado para o outro durante a dança ou natação, pode levar ao uso excessivo dos músculos, tendões e ligamentos do pescoço.
- Trauma. Os exemplos incluem qualquer tipo de queda ou impacto, como colisão esportiva ou o efeito chicote em um acidente automobilístico.
Às vezes, uma tensão ou espasmo muscular não é apenas uma lesão de tecidos moles. Em alguns casos, um problema na coluna cervical pode estar causando espasmos musculares do pescoço em resposta.
Causas comuns de dor crônica no pescoço
Quando a dor no pescoço dura ou continua voltando por um período de vários meses, geralmente é devido à degeneração da coluna vertebral devido ao uso e desgaste ao longo do tempo (também chamada de espondilose cervical).
- Doença degenerativa do disco cervical. Todos os discos perdem gradualmente a hidratação e a capacidade de amortecer as vértebras da coluna ao longo do tempo. Se um disco degenera o suficiente, para algumas pessoas pode causar dor de várias maneiras, como uma hérnia de disco, nervo comprimido ou alterações nas articulações que podem causar osteoartrite.
- Osteoartrite cervical. Quando a cartilagem em uma articulação da faceta cervical se desgasta o suficiente, pode levar à osteoartrite cervical. A osteoartrite cervical é uma das causas mais comuns de dor cervical crônica.
- Hérnia de disco cervical. Quando a camada externa protetora de um disco intervertebral (ânulo fibroso) se rompe parcial ou completamente, parte da camada interna gelatinosa (núcleo pulposo) pode vazar e causar inflamação e dor.
- À medida que a degeneração espinhal progride, há um risco aumentado de estreitamento do forame (estenose foraminal cervical) e / ou do canal espinhal (estenose central cervical). Se a raiz nervosa e / ou a medula espinhal ficarem comprimidas, dor, formigamento, dormência e / ou fraqueza podem irradiar para os braços ou pernas.
Outras causas de dor no pescoço
Outras causas de dor no pescoço podem incluir:
- Estresse emocional. Estresse, ansiedade e baixo apoio social foram todos relacionados como causas potenciais ou contribuintes para a dor no pescoço.1,2
- Infecção. Se parte da coluna cervical infeccionar, a inflamação pode causar dor no pescoço. Um exemplo é a meningite.
- Síndrome da dor miofascial. Esta condição crônica tem pontos de gatilho, que resultam de músculos doloridos e tecidos conjuntivos circundantes, geralmente na parte superior das costas ou pescoço. Os pontos-gatilho podem ser cronicamente doloridos ou extremamente sensíveis ao toque. A dor pode permanecer em um local ou pode ser dor referida que se espalha de / para outra área do corpo.
- Fibromialgia. A fibromialgia é difícil de diagnosticar, mas geralmente envolve dores nos músculos, tendões e ligamentos em várias áreas do corpo, incluindo o pescoço.
- Tumor espinhal. Um tumor, como o de um câncer, pode se desenvolver na coluna cervical e danificar tecidos ou pressionar um nervo.
- Espondilolistese. Essa condição ocorre quando uma vértebra desliza sobre a que está abaixo dela. Pode ser devido a uma pequena fratura na vértebra, frouxidão ligamentar ou possivelmente por degeneração discal avançada.
Muitas outras causas de dor no pescoço também são possíveis.
Fatores de risco para desenvolver dor no pescoço
Muitos fatores de risco diferentes para dor no pescoço têm sido sugeridos na literatura médica, tais como 3,4:
- Força do pescoço reduzida
- Problemas anteriores do pescoço
- Postura ruim
- Fumar
- Ocupação intensiva de mão de obra
- Sexo feminino
- Sentimentos de baixo apoio do trabalho, família ou amigos
Há alguma controvérsia em relação aos fatores de risco da dor no pescoço, pois alguns estudos chegaram a conclusões conflitantes.5 Mais pesquisas são necessárias para confirmar quais fatores realmente apresentam o maior risco de desenvolver dor no pescoço.