Sentir-se tonto ou instável é uma sensação desconfortável que a maioria das pessoas já experimentou. Nos casos em que a tontura é acompanhada de dor no pescoço, pode ser especialmente problemática, com potencial para causar problemas de equilíbrio, concentração e movimentos da cabeça.
Como é a sensação de dor no pescoço com tontura?
Embora a tontura geralmente tenha um início rápido, a dor no pescoço pode se desenvolver gradualmente ou rapidamente. Muitas pessoas com dor no pescoço acompanhada de tontura apresentam um ou mais dos seguintes:
- Dor surda ou dor generalizada no pescoço, que também pode ir para o (s) ombro (s) ou subir na cabeça
- Dor aguda ou elétrica ou formigamento que pode ir e vir, possivelmente irradiando para o braço e / ou mão
- Instabilidade ou desequilíbrio ao tentar andar, ficar de pé e / ou subir ou descer degraus
- Tontura ou sensação de cabeça flutuando ou desconectada do corpo
- Sensação de desmaio ou súbita sonolência, como prestes a perder a consciência
- Perturbações visuais ou visão turva em um ou ambos os olhos
- Pressão ou plenitude sentida em uma ou ambas as orelhas
- Sensibilidade no pescoço, ombros e / ou cabeça, que pode piorar quando pressionada
- Diminuição da amplitude de movimento no pescoço, como por causa de um pescoço dolorido ou rígido
Alguns casos de dor no pescoço e tontura podem piorar durante certos movimentos, como:
- Girando a cabeça para o lado
- Levantando-se, especialmente rápido
- Realizar uma atividade vigorosa, como levantar pesos
- Corrida ou qualquer atividade que envolva movimentos repentinos
Veja remédios caseiros para dores no pescoço e tonturas
Algumas pessoas com tonturas graves ou recorrentes podem nem mesmo notar a dor no pescoço associada, a menos que sejam questionadas a respeito. Outras pessoas podem ficar mais incomodadas com a dor no pescoço – que pode ser aguda e / ou incluir uma dor elétrica que se irradia para o braço – e apenas ocasionalmente sentem tontura.
Anatomia de cabeça e pescoço para equilíbrio
Para o corpo manter o equilíbrio, ele conta com 3 subsistemas sensoriais:
- O sistema vestibular, localizado principalmente no ouvido interno, detecta movimento e aceleração. Ele também interage constantemente com o cérebro e a medula espinhal para ajustar o corpo de acordo com a manutenção do equilíbrio e da postura.
- O sistema visual reúne informações dos olhos sobre a relação do corpo com o que o cerca.
- O sistema proprioceptivo é composto de proprioceptores (minúsculos receptores sensoriais) nos músculos e nas articulações do corpo, que enviam informações ao cérebro através da medula espinhal sobre seu posicionamento relativo. A coluna cervical é densamente povoada por proprioceptores. Em particular, acredita-se que os proprioceptores da coluna cervical superior desempenham um papel fundamental em ajudar a cabeça e os olhos a se manterem equilibrados.1,2
O cérebro está constantemente comparando informações de todos esses três subsistemas para manter o equilíbrio. Em teoria, se algum desses subsistemas detectar um problema ou transmitir informações defeituosas, isso pode causar tonturas.1,2
Além da medula espinhal, muitos nervos e vasos sanguíneos essenciais viajam pelo pescoço – conectando a cabeça ao resto do corpo e desempenhando um papel importante no equilíbrio.
Desenvolvimento de dor no pescoço e tontura
Embora a dor no pescoço ou um problema no pescoço não tenha sido cientificamente comprovado como causa da tontura, é comumente relatada por pacientes e médicos.3 Algumas formas potenciais de tontura como resultado de um problema doloroso no pescoço incluem:
- Problema neural, como danos a um proprioceptor no pescoço
- Compressão ou estreitamento vascular, como na artéria vertebral que fornece sangue ao cérebro
Outras causas de dor no pescoço e tontura que ocorrem juntas também são possíveis, mas mais pesquisas e / ou melhores testes de diagnóstico são necessários para determinar se a tontura pode realmente resultar de um problema no pescoço.1-3
Quando consultar o médico para dores no pescoço e tonturas
Embora a maioria dos casos de tontura seja leve e desapareça rapidamente por conta própria, às vezes o problema requer atenção médica. Se a tontura persistir e interferir nas atividades rotineiras ou na qualidade de vida, ela deve ser examinada por um médico.
Além disso, qualquer tipo de dor, formigamento, dormência ou fraqueza que se irradie para o braço ou a mão deve ser avaliado por um médico. Se a dor no pescoço e / ou tontura forem acompanhadas por forte dor de cabeça, náusea, sensação de desmaio, disfunção do intestino / bexiga e / ou problemas de coordenação ou marcha, é necessário atendimento médico imediatamente.