O pescoço – ou coluna cervical – é uma rede coordenada de nervos, ossos, articulações e músculos. Tem a importante função de fornecer suporte e mobilidade para a cabeça, mas às vezes pode se tornar doloroso.
Existem vários problemas que causam dores no pescoço. A irritação ao longo das vias nervosas no pescoço pode causar dor no ombro, cabeça, braço e / ou mão. Além disso, a irritação da medula espinhal pode causar dor nas pernas e em outras áreas abaixo do pescoço.
A dor no pescoço geralmente desaparece em alguns dias ou semanas, mas a dor que persiste por meses pode indicar uma causa médica subjacente que precisa ser tratada. Em alguns casos, a intervenção precoce pode ser necessária para obter os melhores resultados.
Gama de sintomas de dor no pescoço
A dor no pescoço pode variar de leve e facilmente ignorada a insuportável e interfere nas atividades diárias, como a capacidade de vestir-se, concentrar-se ou dormir. Às vezes, a dor no pescoço pode causar rigidez do pescoço e redução da amplitude de movimento.
A duração da dor no pescoço é comumente classificada da seguinte forma:
- Agudo. Dor que dura menos de 4 semanas.
- Subagudo. Dor que dura de 4 a 12 semanas.
- Crônica. Dor que dura 3 ou mais meses.
Veja causas de dor crônica no pescoço
A dor no pescoço pode ser aguda e localizada em um local ou pode ser menos intensa, mas espalhada por uma região mais ampla. Às vezes, a dor chega à cabeça ou acompanha uma dor de cabeça. Outras vezes, pode ser acompanhado por espasmos musculares no pescoço, parte superior das costas ou ao redor da omoplata. Menos comumente, dor semelhante a choque ou formigamento pode irradiar para o ombro, braço e / ou mão.
A coluna cervical e o que pode dar errado
A coluna cervical começa na base do crânio e consiste em uma série de 7 segmentos vertebrais, denominados C1 a C7. Ele se conecta à região torácica (tórax) da coluna no nível C7-T1.
Assista ao vídeo de anatomia da coluna cervical
Ligamentos, músculos e tendões ajudam a estabilizar e mover a coluna cervical. A causa mais comum de dor no pescoço ocorre quando um desses tecidos moles fica tenso ou entorse por uso excessivo ou extensão excessiva. Esse tipo de lesão geralmente cicatriza em uma ou duas semanas.
Com exceção do nível superior da coluna cervical, que fornece principalmente a rotação do crânio, a maioria dos níveis da coluna cervical pode ser descrita da seguinte forma:
- Um par de articulações facetadas conecta duas vértebras, permitindo movimentos para frente, para trás e de torção
- Entre as vértebras está um disco, que fornece amortecimento, espaçamento e coordenação
- As raízes nervosas se estendem da medula espinhal e saem através dos forames intervertebrais (lacunas nos ossos) localizados nos lados esquerdo e direito da coluna
Vários problemas na coluna cervical podem irritar uma raiz nervosa ou a medula espinhal, causando dor cervical de longa duração e / ou déficits neurológicos. Alguns exemplos incluem um disco degenerado empurrando em um nervo, ou um esporão ósseo crescendo nas articulações que invadem um nervo.
O curso da dor no pescoço
A dor no pescoço é comum em adultos, mas pode ocorrer em qualquer idade. No curso de 3 meses, cerca de 15% dos adultos norte-americanos têm dor no pescoço que dura pelo menos um dia inteiro.1
A dor no pescoço pode se desenvolver repentinamente, como por causa de uma lesão, ou pode se desenvolver lentamente ao longo do tempo, como por causa de anos de postura inadequada ou desgaste.
A dor geralmente pode ser aliviada com cuidados pessoais, como repouso, aplicação de gelo na área ou melhora da postura. Às vezes, são necessários tratamentos médicos, como medicamentos, fisioterapia ou terapia com injeção. Se os tratamentos não cirúrgicos não estiverem ajudando, as opções cirúrgicas podem ser consideradas. Antes de decidir sobre a cirurgia, é importante que o cirurgião responda a todas as perguntas do paciente. Os riscos potenciais do procedimento, benefícios e alternativas possíveis devem ser cuidadosamente explicados.
Um médico deve ser consultado se a dor persistir ou continuar a interferir nas atividades rotineiras, como dormir durante a noite.
Quando a dor no pescoço é grave
Alguns sinais e sintomas associados à dor no pescoço podem indicar que a saúde de uma raiz nervosa ou da medula espinhal está em risco, ou talvez haja uma doença ou infecção subjacente. Esses sinais e sintomas de “bandeira vermelha” podem incluir febre ou calafrios, dor ou formigamento que se irradia para o (s) braço (s) ou perna (s), problemas de equilíbrio ou coordenação ou outros sinais incômodos. Um médico deve ser consultado para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento eficaz.
Dor forte no pescoço devido a um trauma, como uma queda forte ou um acidente de carro, requer atendimento de emergência.