Anatomia espinhal e dor nas costas

Anatomia espinhal e dor nas costas

A anatomia espinhal é uma combinação notável de ossos fortes, ligamentos e tendões flexíveis, músculos grandes e nervos altamente sensíveis. Ele é projetado para ser incrivelmente forte, protegendo as raízes nervosas altamente sensíveis, mas altamente flexível, proporcionando mobilidade em muitos planos diferentes.

A maioria de nós toma essa justaposição de força, estrutura e flexibilidade como algo natural em nossas vidas diárias – até que algo dê errado. Assim que sentimos dores nas costas, somos levados a saber o que está errado e o que será necessário para aliviar a dor e prevenir uma recorrência.

Problemas anatômicos típicos que causam dor nas costas

Muitas das estruturas intrincadas da coluna podem causar dor, e a dor pode ser concentrada no pescoço ou nas costas e / ou irradiar-se para as extremidades ou ser encaminhada para outras partes do corpo. Por exemplo:

  • As grandes raízes nervosas que vão para as pernas e braços podem ficar irritadas ou pinçadas
  • Os nervos menores que inervam a coluna podem ficar irritados devido à inflamação ou degeneração
  • Os grandes pares de músculos das costas (eretores da espinha) podem estar tensos devido ao uso excessivo ou a uma lesão
  • Os próprios ossos, ligamentos ou articulações podem ser feridos
  • O espaço do disco entre as vértebras pode se tornar doloroso
  • Qualquer um dos vários complexos articulares da coluna vertebral pode degenerar e causar dor

Para qualquer pessoa com problemas na coluna, compreender a anatomia da coluna é uma boa maneira de informar e avaliar melhor as opções de diagnóstico e tratamento.

Anatomia cervical, torácica, lombar e sacro da coluna vertebral

Existem quatro regiões principais da coluna:

  1. A coluna cervical (pescoço)

O pescoço suporta o peso da cabeça e protege os nervos que vão do cérebro ao resto do corpo. Esta seção da coluna vertebral possui sete corpos vertebrais (ossos) que ficam menores à medida que se aproximam da base do crânio.

A maioria das dores no pescoço é causada por distensão ou entorse de um músculo, ligamento ou tendão e geralmente cicatriza com o tempo e com tratamentos não cirúrgicos, como gelo e / ou calor, medicamentos, fisioterapia e muito mais.

Com dor no pescoço que dura mais de duas semanas a três meses, ou principalmente com dor no braço, dormência ou formigamento, geralmente há um problema anatômico específico. Por exemplo, a dor que se irradia para baixo no braço e, possivelmente, nas mãos e nos dedos, geralmente é causada por uma hérnia de disco cervical ou estenose foraminal comprimindo um nervo no pescoço.

2. A coluna torácica (parte superior das costas)

Os 12 corpos vertebrais na parte superior das costas constituem a coluna torácica. A fixação firme da caixa torácica em cada nível da coluna torácica fornece estabilidade e suporte estrutural para a parte superior das costas e permite poucos movimentos. A coluna torácica é basicamente uma caixa forte e é projetada para proteger os órgãos vitais do coração e dos pulmões.

A parte superior das costas não foi projetada para o movimento, portanto, não há muito desgaste ou lesão nessa região da coluna. No entanto, a irritação dos grandes músculos das costas e dos ombros ou a disfunção das articulações na parte superior das costas podem produzir dores nas costas muito perceptíveis. Embora menos comuns, outros problemas, como uma hérnia de disco torácica, também são possíveis.

3. A coluna lombar (parte inferior das costas)

A parte inferior das costas tem muito mais movimento do que a coluna torácica e carrega o peso do torso, o que a torna mais sujeita a lesões.

O movimento da coluna lombar é dividido entre cinco segmentos de movimento.

  • A maior parte do movimento da coluna lombar ocorre em L3-L4 e L4-L5, portanto, esses segmentos são os mais propensos a sofrer danos devido ao desgaste – como osteoartrite ou doença degenerativa do disco.
  • Os dois discos mais baixos (L4-L5 e L5-S1) são os que mais resistem e têm maior probabilidade de herniar. Isso pode causar dor na parte inferior das costas e possivelmente dormência que se irradia pela perna e desce até o pé (ciática).

A grande maioria dos episódios de dor lombar é causada por tensão muscular. Embora uma tensão muscular não pareça uma lesão grave, pode levar a problemas na parte inferior das costas e causar dores intensas. A boa notícia é que os tecidos moles têm um bom suprimento sanguíneo, que leva nutrientes para a área lesada, facilita o processo de cicatrização e muitas vezes proporciona um alívio eficaz da dor nas costas.

4. A região sacral (parte inferior da coluna)

Abaixo da coluna lombar existe um osso chamado sacro, que constitui a parte posterior da pelve. Esse osso tem a forma de um triângulo que se encaixa entre as duas metades da pelve, conectando a coluna à metade inferior do corpo.

O sacro está conectado a parte da pelve (os ossos ilíacos) pelas articulações sacroilíacas. A dor no sacro é freqüentemente chamada de disfunção da articulação sacroilíaca e é mais comum em mulheres do que em homens.

O cóccix – ou cóccix – fica na região sacral, bem na parte inferior da coluna. A dor no cóccix é chamada de coccidínia, mais comum em mulheres do que em homens.

Check Also

exercício alongamento aliviar dor nas costas

Alongamentos para Aliviar Dor nas Costas

O alongamento regular dos músculos, tendões e ligamentos que sustentam a coluna é um elemento …