O nervo ciático é o maior e mais longo nervo do corpo humano, originando-se na base da coluna e estendendo-se ao longo da parte posterior de cada perna até o pé.1,2 Em seu ponto mais grosso, tem a largura de um polegar adulto .
- O nervo ciático é formado na parte inferior da coluna pela combinação de fibras motoras e sensoriais dos nervos espinhais L4 a S3. Esses nervos espinhais pertencem a um grupo maior de nervos na parte inferior da coluna, chamado plexo lombossacral.
- Esse nervo longo, espesso e volumoso corre ao longo da parte posterior da coxa e da perna e termina no pé.
- O nervo supre a maioria das áreas da coxa, perna e pé.
O nervo ciático misto (sensorial e motor) fornece a maioria das funções nos membros inferiores e torna possíveis ações como caminhar, correr, escalar, levantar pesos e ficar em pé.
Um nervo ciático saudável está bem protegido perto de sua origem pelos músculos das nádegas e não pode ser palpado (sentido ao tocar ou pressionar a pele). Quando o nervo ciático está prejudicado, entretanto, a perna pode ficar rígida e inflexível durante os movimentos.3 Quando inflamado ou comprimido, o nervo pode causar dor debilitante, fraqueza e formigamento na parte inferior das costas, nádegas e perna (s).
Um problema com o nervo ciático pode ocorrer na coluna lombar (parte inferior das costas) no nível da raiz do nervo, onde o nervo se origina. Os problemas também podem ocorrer ao longo do curso do nervo na coxa, perna ou pé. Os sintomas geralmente são sentidos nas áreas ao redor e abaixo do local onde o nervo é afetado.
- Quando a (s) raiz (s) nervosa (s) são afetadas, a condição é chamada de radiculopatia lombar e comumente chamada de ciática.
- Quando o corpo do nervo ciático é afetado ao longo de seu curso, a condição é chamada de neuropatia ciática.
Os sintomas e sinais de um problema do nervo ciático são comumente experimentados como dor, dormência, sensação alterada e / ou fraqueza que afetam a parte da perna suprida pelo nervo (direita ou esquerda). Em casos raros, ambas as pernas podem ser afetadas.
Este artigo fornece uma descrição detalhada das características anatômicas do nervo ciático, juntamente com suas funções específicas na parte inferior do corpo.
Localização do nervo ciático
O nervo ciático se estende da parte inferior das costas até o pé e é um nervo misto, o que significa que possui fibras motoras e sensoriais. Essas fibras fornecem sensação e função nos membros inferiores.
O nervo ciático começa na parte inferior da coluna
Uma combinação de 5 raízes nervosas que saem de dentro da coluna lombar inferior e sacral superior – L4, L5, S1, S2 e S3 – forma o nervo ciático. Esses 5 nervos se agrupam profundamente na nádega, perto da superfície frontal do músculo piriforme, e se combinam para formar o único nervo ciático grande e espesso.1,4
O nervo ciático é grande e redondo
Em sua origem na nádega, o nervo ciático tem a forma de uma faixa achatada com cerca de 5 mm de altura e 10 mm a 15 mm de largura. À medida que continua descendo pela perna, o nervo toma uma forma mais arredondada.3 Em sua porção mais espessa, o nervo mede cerca de 2 cm de diâmetro, 1 aproximadamente a mesma circunferência de um centavo americano.
O nervo ciático é o nervo mais longo do corpo
Na pelve, o nervo ciático e alguns outros nervos e vasos sanguíneos circundantes saem por uma abertura chamada forame ciático maior (incisura ciática). Esta abertura está localizada profundamente na nádega, logo abaixo do músculo piriforme.4
- O nervo, então, repousa na parte posterior do ísquio, o osso curvo na base da pelve.3
- Em seguida, ele desce e corre abaixo e ao longo da lateral do grande músculo glúteo máximo na nádega.3
- O nervo desce cruzando atrás de uma combinação de músculos localizados profundamente na articulação do quadril.3
- Na borda inferior do músculo glúteo máximo da nádega, o nervo atinge a parte posterior da coxa.3
- O nervo encontra-se profundamente na coxa, coberto pelo grande músculo da coxa, chamado de bíceps femoral.
O nervo ciático então progride para baixo entre os músculos interconectados da coxa. É circundado por uma única bainha gordurosa longa desde a pélvis até o joelho. No joelho, o nervo se divide em dois ramos.
Ramos do nervo ciático
O nervo ciático se divide em 2 ramos principais perto da parte posterior do joelho em um ponto denominado fossa poplítea. A fossa poplítea é um espaço em forma de romboide que serve como um conduto para os vasos sanguíneos e nervos da perna. Esta fossa está localizada ligeiramente acima da dobra articular na parte de trás do joelho.3
Ramos principais
Na fossa poplítea:
- O nervo tibial continua descendo pela parte de trás da panturrilha até o calcanhar e a sola do pé.
- O nervo fibular comum (nervo fibular comum) viaja lateralmente ao longo da parte externa do joelho até a borda externa da perna e do pé.
Ambos os nervos finalmente terminam em pequenos nervos sensoriais na panturrilha que inervam o lado externo de cada pé. Esses nervos sensoriais são chamados de nervos surais.
Ramos menores
Ao longo de seu curso, o nervo ciático emite ramos menores, chamados colaterais, que incluem:
- Ramos musculares do nervo ciático que suprem os músculos da coxa – incluindo o grupo dos isquiotibiais na parte posterior da coxa e os músculos adutores magnos ao longo da parte interna da coxa.3 Outros pequenos ramos suprem os músculos da perna e do pé.3
- Ramos articulares do nervo ciático que irrigam a parte posterior da articulação do quadril e as costas e laterais da articulação do joelho.3
Embora o nervo ciático não forneça nenhuma estrutura na nádega, a dor pode ser referida nesta área quando o nervo ciático está prejudicado.3
Suprimento de sangue do nervo ciático
A entrega de nutrientes ao nervo ciático é facilitada por um extenso sistema de vasos sanguíneos, que contribuem para a função do nervo. Uma interrupção do fluxo sanguíneo para este nervo pode causar dor e disfunção.
O nervo ciático e seus ramos recebem seu suprimento sanguíneo das duas fontes a seguir2:
- O sistema extrínseco, que consiste em contribuições de artérias e veias próximas.
- Sistema intrínseco, que inclui artérias e veias que correm ao longo do nervo e estão inseridas profundamente em uma bainha de tecido conjuntivo que envolve o nervo (epineuro).
Os sistemas extrínseco e intrínseco se conectam em vários pontos de junção. O fluxo sanguíneo dentro do sistema de vasos sanguíneos do nervo é altamente variável e consiste em muitas redes menores.2 O suprimento sanguíneo intrínseco pode ser afetado por condições como diabetes, contribuindo para os sintomas associados à neuropatia diabética.
Variações anatômicas do nervo ciático
Estima-se que cerca de 16% da população pode ter variações na estrutura anatômica do nervo ciático.2,5 Embora as variantes sejam consideradas normais, elas podem aumentar o risco de desenvolver dor ciática devido ao impacto, aprisionamento ou irritação de a raiz do nervo. 5
As variações típicas na anatomia do nervo ciático são descritas abaixo2:
- O nervo ciático se divide acima do músculo piriforme; uma parte passa pelo piriforme, a outra deixa a pelve abaixo do músculo. Essa variante é a mais comum.
- O nervo ciático se divide acima do músculo piriforme; uma parte passa pelo piriforme, a outra deixa a região pélvica acima do músculo.
- O nervo ciático se divide acima do piriforme, uma parte viaja na frente dele, a outra viaja atrás dele.
- Um nervo ciático indiviso sai pelo músculo piriforme.
- Um nervo ciático não dividido sai por trás da parte superior do piriforme.
Nos casos acima, em que o nervo ciático se divide, as duas partes do nervo imediatamente se fundem novamente e seguem para baixo como um único nervo.
Em cerca de 10% da população, o nervo pode se dividir em um nível acima da fossa poplítea, mas não se funde e desce em dois ramos separados (alguns pesquisadores podem não considerar essa possibilidade como uma variante) .4
O nervo ciático é um componente importante do corpo humano, fornecendo funções motoras para mover cada perna e pé em várias direções, bem como funções sensoriais ao longo do caminho do nervo e suas extensões.
2 Comentários
Pingback: O Nervo Ciático e a Ciática - Alivio na Dor | Dor nas Costas, Dor no Pescoço, Nervo Ciático
Pingback: O que você precisa saber sobre dor ciática - Alivio na Dor | Dor nas Costas, Dor no Pescoço, Nervo Ciático