A rigidez do pescoço é tipicamente caracterizada por dor e dificuldade de mover o pescoço, especialmente ao tentar virar a cabeça para o lado. Também pode ser acompanhada por dor de cabeça, dor no pescoço, dor no ombro e / ou dor no braço. Para olhar de lado ou por cima do ombro, um indivíduo pode precisar virar o corpo inteiro em vez do pescoço rígido.
A maioria das pessoas está familiarizada com a dor e a inconveniência de um torcicolo, quer tenha surgido ao acordar uma manhã ou talvez desenvolvido mais tarde, após alguma atividade extenuante, como mover móveis. Na maioria dos casos, a dor e a rigidez desaparecem naturalmente em uma semana. No entanto, a forma como um indivíduo gerencia e cuida dos sintomas de rigidez do pescoço pode afetar os níveis de dor, o tempo de recuperação e a probabilidade de retorno.
Causas comuns de rigidez do pescoço
De longe, a causa mais comum de torcicolo é uma distensão muscular ou entorse de tecidos moles. Em particular, o músculo elevador da escápula é suscetível a lesões. Localizado na parte posterior e lateral do pescoço, o músculo levantador da escápula conecta a coluna cervical do pescoço com o ombro. Este músculo é controlado pelo terceiro e quarto nervos cervicais (C3, C4).
O músculo levantador da escápula pode ser tensionado durante o curso de muitas atividades comuns do dia a dia, como:
- Dormir com o pescoço em uma posição estranha
- Queda ou impacto repentino que empurra a cabeça para o lado, como lesões esportivas
- Virar a cabeça de um lado para o outro repetidamente durante uma atividade, como nadar na braçada frontal
- Curvar-se com má postura enquanto visualiza o monitor do computador ou olhar para baixo em um telefone celular por períodos prolongados (às vezes referido como “pescoço de texto”)
- Experimentando estresse excessivo ou ansiedade, o que pode levar à tensão no pescoço
- Manter o pescoço em uma posição anormal por um longo período, como segurar um telefone entre o pescoço e o ombro
A causa do torcicolo pode ser óbvia se os sintomas começarem imediatamente, como após uma queda durante um evento esportivo. Se um torcicolo parecer surgir do nada, no entanto, pode ser difícil identificar a causa exata.
Causas incomuns de torcicolo
Às vezes, a rigidez do pescoço é uma reação a um distúrbio subjacente da coluna cervical, que ajuda a sustentar e movimentar o pescoço, além de proteger a medula espinhal. Vários exemplos de distúrbios da coluna cervical que podem causar espasmos ou contração dolorosos dos músculos do pescoço incluem:
- Hérnia de disco cervical. A parte externa protetora de um disco na coluna cervical se quebra e a parte interna vaza, causando compressão e inflamação nos tecidos próximos.
- Doença degenerativa do disco cervical. Conforme os discos perdem hidratação e altura com o tempo, a pressão aumenta nas articulações, nervos e tecidos moles próximos, como ligamentos e músculos. Esse processo pode resultar em dor e rigidez no pescoço.
- Osteoartrite cervical. O colapso artrítico das articulações facetárias cervicais entre os ossos vertebrais geralmente ocorre junto com outras condições degenerativas, como estenose espinhal e alterações anatômicas, como esporões ósseos.
Esta não é uma lista completa de condições que podem causar torcicolo. Embora raro, existem várias outras possibilidades, como uma infecção ou tumor.
Sintomas de torcicolo
A rigidez do pescoço pode variar em intensidade, variando de um desconforto irritante a extremamente doloroso, agudo e limitante. Normalmente, tentar virar o pescoço rígido para um determinado lado ou direção resultará em tanta dor que o movimento deve ser interrompido.
A quantidade de redução no movimento do pescoço pode afetar os níveis de atividade do indivíduo. Por exemplo, se a cabeça não puder ser virada significativamente em uma direção sem uma dor terrível, provavelmente será necessário evitar dirigir até que os sintomas melhorem.
O que se deve e o que não se deve fazer em caso de torcicolo
Muitas vezes, relaxar por um ou dois dias é tudo o que é necessário para dar aos tecidos moles do pescoço uma chance de cicatrização. Nos casos em que a dor é significativa, um indivíduo pode querer usar um analgésico de venda livre ou aplicar gelo e / ou terapia de calor.
Não é aconselhável usar um colar cervical para imobilizar o pescoço rígido. Em vez disso, um indivíduo com torcicolo deve tentar manter os níveis normais de atividade, se possível, especialmente após o primeiro ou dois dias.
Quando consultar um médico devido à rigidez do pescoço
Se o torcicolo não apresentar melhora após uma semana, deve ser examinado por um médico. Além disso, independentemente de quanto tempo tenha durado, um torcicolo acompanhado de qualquer sintoma de alerta – como febre, dor de cabeça, náusea ou vômito ou sonolência inexplicada – deve ser examinado por um médico imediatamente.