O diagnóstico da causa subjacente da ciática é essencial na formulação de um plano de tratamento eficaz e no controle da dor ciática. Quando houver suspeita de ciática, o médico fará um histórico médico e fará um exame físico. Em alguns casos, exames de imagens médicas e bloqueios de nervos diagnósticos podem ser apropriados.
Exame Físico e História Médica
O objetivo de realizar um exame físico e revisão do histórico médico é identificar o padrão de dor na perna do paciente.
A dor ciática geralmente segue as áreas da pele – chamadas dermátomo – que são supridas pelo nervo ciático. A dor também pode incluir outros tecidos mais profundos fora das áreas clássicas do dermátomo, chamados dinátomos. Acredita-se que a dor de todas as raízes nervosas que compõem o nervo ciático geralmente tem uma distribuição dinatomal, exceto a dor do nervo S1, ou ciática clássica, que normalmente envolve um padrão de dor dermatomal.
Exame físico
Durante um exame físico, o médico pode verificar:
- Dor localizada na parte inferior das costas, nádegas, coxa e perna
- A resposta aos movimentos das pernas que alongam o nervo (endireitando a perna)
- A resposta a certos estímulos, como pressionar suavemente os dedos dos pés ou a região da panturrilha
O médico também pode realizar alguns testes clínicos para verificar se há dor no nervo ciático.
Testes clínicos para ciática
Alguns exemplos de testes clínicos para ciática incluem 1:
- Teste de elevação da perna reta (SLR). Este teste inclui o paciente deitado de costas e levantando uma perna por vez com a outra perna esticada ou dobrada no joelho. Uma dor encontrada ao levantar a perna afetada geralmente indica ciática.
- Teste de queda. Este teste inclui o paciente sentado em posição vertical com as mãos atrás das costas. O paciente se inclina (afunda) para frente no quadril. O pescoço é curvado para baixo com o queixo tocando o peito e um joelho é estendido o máximo possível. Se ocorrer dor nesta posição, pode haver ciática.
Esses testes, no entanto, podem ser positivos apenas quando o nervo ciático é mecanicamente comprimido em qualquer ponto ao longo de sua origem, como em uma hérnia de disco. Outras causas de ciática, como inflamação ou irritação química do nervo, podem não causar dor nesses testes.1
Histórico médico
Um histórico médico pode incluir o médico revisando o seguinte:
- O início da dor e outros sintomas
- Tipo, natureza e duração da dor
- Trauma ou lesão nas costas ou na área do quadril
- A ocorrência de espasmos musculares ou cãibras na região pélvica
- Força diminuída na perna
Se houver suspeita de ciática, alguns médicos podem solicitar imagens médicas ou testes de diagnóstico de bloqueio do nervo. Esses testes são usados para confirmar a causa da ciática. Imagens médicas ou injeções diagnósticas também ajudam a planejar cirurgias ou outros tratamentos invasivos.
Testes de imagem médica para ciática
Os exames de imagem médica usados no diagnóstico da causa da ciática incluem:
- Imagem por ressonância magnética (MRI). Uma ressonância magnética permite ao médico visualizar o nervo ciático, os tecidos moles circundantes e as cápsulas das articulações facetárias. Tumores, inflamação das articulações facetárias e hérnia de disco que afetam as raízes nervosas também podem ser observados em exames de ressonância magnética.
- Discograma. Um teste de discograma pode ser útil para determinar anormalidades em um disco intervertebral. Um corante de contraste injetado nos tecidos pode permitir que anormalidades no disco, como protuberâncias ou hérnias, sejam vistas em um exame de imagem médica (como a tomografia computadorizada).
Um discograma também pode ser útil na identificação de dor no nervo ciático induzida quimicamente.
Injeções de bloqueio de nervo para diagnostico da ciática
As injeções de bloqueio seletivo do nervo são consideradas um método preciso e eficaz no diagnóstico da dor do nervo ciático. Uma solução anestésica é injetada ao redor da (s) raiz (es) do nervo ciático para anestesiar a dor transmitida pelo nervo. A injeção é realizada sob a orientação de fluoroscopia (raio-X ao vivo), ultrassom ou tomografia computadorizada (TC). Essas técnicas permitem que o médico guie a agulha até o local exato onde o medicamento deve ser depositado. Se houver alívio da dor, a ciática pode ser confirmada.
Como acontece com qualquer técnica de injeção, um pequeno risco de sangramento, dano ao nervo e dano ao tecido da medula espinhal pode ser possível com as injeções diagnósticas de bloqueio do nervo.
Uma vez que a causa da ciática é diagnosticada, uma abordagem de tratamento estruturada para a condição específica é formulada. Os tratamentos não cirúrgicos e cirúrgicos são usados para tratar a ciática.
2 Comentários
Pingback: O Nervo Ciático e a Ciática - Alivio na Dor | Dor nas Costas, Dor no Pescoço, Nervo Ciático
Pingback: Dor ciática: O que é, sintomas e causas | Alivio na Dor