Diagnosticando Dor no Pescoço

Diagnosticando Dor no Pescoço

Quando a dor no pescoço não melhora após alguns dias ou semanas, é provável que algum tratamento ou orientação médica seja necessário para aliviar os sintomas. Obter um diagnóstico médico preciso para a causa da dor no pescoço pode ajudar a estabelecer um plano de tratamento mais eficaz.

História Médica Completa

Uma história médica completa é o primeiro passo para diagnosticar a causa específica da dor no pescoço. Além de aprender sobre o histórico de saúde da pessoa, o médico faz perguntas sobre:

  • Sintomas atuais. Quando a dor começou? Isso vem e vai? A dor é em um ponto ou irradia para os ombros, braços ou dedos? Existem outros sintomas além da dor no pescoço?
  • Que tipo de trabalho a pessoa faz? Você passa o dia realizando trabalho manual ou sentado em frente ao computador? Como é o deslocamento diário?
  • Estilo de vida. A pessoa tende a ser mais ativa ou sedentária? Por exemplo, os hobbies incluem mais movimento, como jardinagem ou natação, ou sentar-se, como assistir TV ou ler?

Muitos outros tópicos podem ser revisados, como postura, hábitos de sono e lesões recentes ou antigas. Conforme mais informações são coletadas, o médico pode restringir a lista de diagnósticos prováveis ​​e apontar para o próximo curso de tratamentos.

Exame físico para diagnóstico de dor no pescoço

Após um histórico médico, o médico realiza um exame físico que inclui:

  • Observação. Examine a postura, principalmente o pescoço e os ombros, e inspecione o pescoço em busca de lesões ou anormalidades.
  • Palpação. Procure sinais de espasmos musculares, rigidez ou sensibilidade ao longo do tecido mole do pescoço.
  • Teste de amplitude de movimento. Verifique como o pescoço se move para os lados, para cima e para baixo, e gira em comparação ao que seria considerado normal. Mesmo que o pescoço tenha amplitude total de movimento, o médico observará se isso é conseguido com facilidade ou se certos movimentos causam dor ou esforço.
  • Reflexos. Faça testes simples com um martelo de borracha para examinar os pontos reflexogênicos do bíceps, tríceps e antebraço, o que pode mostrar se os nervos do pescoço estão enviando os sinais conforme pretendido.
  • Força muscular. Teste os músculos dos ombros, braços ou mãos para detectar quaisquer sinais de fraqueza.
  • Sensação. Verifique se há sensações incomuns, como formigamento que atinge os ombros, braços ou dedos.

Muitos casos de dor no pescoço são diagnosticados com base no histórico médico do paciente e no exame físico. Quando mais informações são necessárias, diagnósticos avançados podem ser necessários para chegar a um diagnóstico preciso.

Estudos de imagem

Várias tecnologias de imagem estão disponíveis para dar uma visão melhor do que pode estar causando a dor no pescoço.

  • Raio X. Usando radiação eletromagnética, um raio-x (radiografia) mostra uma boa imagem dos ossos do pescoço. As imagens de raios-X podem ser usadas para identificar degeneração espinhal, fraturas vertebrais ou mesmo certos tumores.
  • Tomografia computadorizada. Uma tomografia computadorizada usa raios-x e um computador para fornecer uma série de imagens em corte transversal, o que permite uma melhor visualização dos ossos do que uma radiografia normal. As tomografias são particularmente úteis para identificar alterações ósseas sutis. Às vezes, as tomografias são realizadas com mielograma, que envolve a injeção de corante na coluna vertebral para obter uma visão melhor do tamanho das passagens nervosas (forames), do canal central e se o problema é causado por osso ou tecido mole (disco).
  • Exame de ressonância magnética. Uma ressonância magnética usa ondas de rádio e um forte ímã para criar uma série de seções transversais detalhadas dos tecidos moles e ossos. Se disponível, a ressonância magnética é normalmente a primeira opção de imagem para visualização de tecidos moles, pois não apresenta os riscos associados à dose adicional de radiação e mielografia.
Diagnosticando Dor no Pescoço

Outras opções de imagem estão disponíveis, como cintilografia óssea ou ultrassom. Às vezes, um estudo de imagem pode mostrar dano ou degeneração no nível da coluna que não corresponde aos sintomas relatados. Nesses casos, é importante tratar os sintomas e não o estudo de imagem.

Injeções de diagnóstico

Para um teste de injeção de diagnóstico, uma solução anestésica é injetada na coluna cervical para isolar uma estrutura específica, como uma articulação facetária (injeção de bloqueio da faceta cervical) ou um nervo (injeção seletiva da raiz do nervo). Essas injeções são colocadas cuidadosamente usando orientação de raio-x (fluoroscopia) e corante de contraste. Se a injeção aliviar temporariamente a dor, ela sinalizará que a articulação ou raiz nervosa em questão é provavelmente a fonte da dor.

Embora as injeções diagnósticas tendam a ser seguras e eficazes, elas têm potencial para efeitos colaterais graves e são normalmente um dos últimos testes diagnósticos realizados. As injeções espinhais também podem ser terapêuticas e podem fornecer alívio da dor suficiente para permitir o progresso do tratamento conservador não cirúrgico.

Eletrodiagnóstico e outros testes

Os testes de eletrodiagnóstico medem a velocidade com que os sinais elétricos viajam ao longo dos nervos e podem dar pistas sobre onde um nervo pode ser afetado.

  • Um estudo de condução nervosa (NCS) examina a atividade elétrica dos nervos nos braços e pernas
  • Um eletromiograma (EMG) testa a atividade elétrica nos músculos reais

O teste de eletrodiagnóstico tem alguns fatores dependentes do operador que podem não tornar os resultados tão confiáveis ​​quanto outras formas de teste.

Outros testes podem incluir exames laboratoriais de sangue para doenças ou potenciais evocados somatossensoriais para possíveis problemas na medula espinhal.

Dependendo das queixas específicas do pescoço, às vezes a causa não pode ser diagnosticada com certeza. Embora, quando a dor no pescoço é causada por uma condição médica subjacente séria, o diagnóstico tende a ser mais direto.

Check Also

Remédios caseiros para dores no pescoço e tonturas

Remédios caseiros para dores no pescoço e tonturas

Dor no pescoço e tontura podem aumentar e piorar inesperadamente, causando dificuldade de concentração, ficar …