Existem muitos tipos de especialistas que tratam dores nas costas e no pescoço e cada um desempenha uma função ligeiramente diferente. A seleção do tipo mais adequado de profissional de saúde – ou equipe de profissionais de saúde – depende muito dos sintomas do paciente e do tempo de presença dos sintomas.
Os diferentes tipos de profissionais de saúde que tratam da dor nas costas tendem a ter formação e interesses variados. Embora seja comum começar com um prestador de cuidados primários (um médico, quiroprático ou médico em medicina osteopática), se a dor nas costas ou a dor no pescoço do paciente for resistente ao tratamento inicial, os serviços de um especialista em coluna podem ser necessários.
Existem três grandes grupos de profissionais de saúde que tratam a dor nas costas:
- Os prestadores de cuidados primários são frequentemente o primeiro porto de escala para os pacientes quando surgem dores nas costas e geralmente incluem:
– Médicos de cuidados primários (médicos de família, internos, obstetras, ginecologistas, pediatras)
– Quiropráticos
– Doutores de Medicina Osteopática
2. Os especialistas em coluna têm uma área de especialização mais específica em determinados diagnósticos e / ou tratamentos para dores nas costas e problemas da coluna e geralmente incluem:
– Cirurgiões
– Fisiatras
– Anestesiologistas
– Neurologistas
– Reumatologistas
3. Os terapeutas que têm experiência em reabilitação física ou ocupacional para dores nas costas ou ajuda psicológica para dores crônicas geralmente incluem:
– Fisioterapeutas
– Terapia ocupacional
– Psicólogos clínicos