O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano e é formado pela união de 5 raízes nervosas da parte inferior da coluna. Ele passa profundamente nas nádegas e desce pela parte de trás da coxa até o calcanhar e a sola do pé. O nervo ciático desempenha um papel vital na conexão da medula espinhal com a pele e os músculos da coxa, perna e pé.
Qualquer tipo de dor e / ou sintoma neurológico originado no nervo ciático é denominado ciática. Os sintomas da ciática são geralmente sentidos ao longo do trajeto do nervo.
Como o nervo ciático é afetado
O nervo ciático pode ficar irritado, comprimido ou inflamado por vários problemas na parte inferior das costas, causando ciática. A ciática é um tipo de radiculopatia lombar, o que significa que a dor se origina nas raízes nervosas lombares e / ou sacrais.
Compressão mecânica
Forças físicas diretas podem ser aplicadas ao nervo devido às seguintes condições comuns:
- Discos herniados: Um disco na parte inferior das costas pode inchar ou herniar (se deslocar), causando irritação e / ou compressão da raiz do nervo ciático.
- Estenose foraminal: A estenose, ou estreitamento da abertura intervertebral por onde passam as raízes do nervo ciático, pode comprimir ou irritar o nervo ciático. Outras alterações degenerativas na coluna vertebral, como espessamento das cápsulas e / ou ligamentos da articulação facetária, também podem comprimir diretamente as raízes do nervo ciático.
- Instabilidade segmentar: A instabilidade de um segmento vertebral pode ocorrer se uma vértebra deslizar sobre a outra abaixo dela (espondilolistese), se ocorrerem defeitos vertebrais (espondilólise) ou a luxação completa de uma ou mais vértebras podendo haver compressão direta da(s) raíz(es) nervosa(s) do nervo ciático.
Raramente, tumores, cistos, infecção ou abscessos na parte inferior da coluna ou região pélvica podem comprimir o nervo ciático ou suas raízes.
Inflamação química no Nervo Ciático
Pesquisas indicam que substâncias químicas provenientes de um disco lesionado ou fissurado podem causar inflamação e / ou irritação do nervo ciático. Acredita-se que esses irritantes químicos incluam substâncias como ácido hialurônico e / ou fibronectina (proteínas) que vazam de discos degenerados ou herniados. Às vezes, os discos degenerados podem fazer com que terminações nervosas cresçam dentro do disco, penetrando nas camadas externa e interna do disco, causando dor ciática.
Veja Diagnosticando a Causa da Ciática
Alguns estudos sugerem que respostas imunológicas podem desempenhar um papel na causa dor ciática quando há exposição de material discal de disco herniados. Certas substâncias, como glicoesfingolipídeos (gorduras) e neurofilamentos (polímeros de proteínas), que são produzidas pelo sistema imunológico, são encontradas em níveis particularmente altos em pessoas com ciática. Acredita-se que essas substâncias são liberadas devido à reação entre as raízes nervosas e o material do disco exposto e podem causar inflamação das raízes e do nervo ciático.
Características físicas
Certas características físicas de um indivíduo podem afetar o nervo ciático, causando ciática. A pesquisa indica que um maior risco de ciática pode estar presente em:
- Indivíduos obesos ou com sobrepeso.
- Indivíduos mais velhos que são altos (normalmente mais de 180 cm para homens e 170 cm para mulheres).
As pesquisas também mostram que a ciática tende a ocorrer com mais frequência em mulheres, que podem ter uma recuperação mais lenta em casos graves. Os homens, por sua vez, têm mais hospitalizações e cirurgias devido à ciática.
Causas ocupacionais
Pessoas com certas ocupações podem ter um risco maior de desenvolver dor ciática. Alguns exemplos incluem motoristas de caminhão, operadores de máquinas, carpinteiros e atletas de levantamento de peso. Em geral, sentar-se por longos períodos de tempo sem postura adequada, frequentemente dobrar a coluna para frente ou para os lados e / ou levantar regularmente os braços acima do nível do ombro são fatores de risco para ciática.
Deficiência de vitamina B12
Um nível adequado de vitamina B12 é importante para manter a saúde dos nervos. A vitamina B12 ajuda a sintetizar a bainha de gordura (mielina) que cobre os nervos, que é importante na função nervosa e na condução dos impulsos. A ciática pode ocorrer devido à deficiência de vitamina B12 e pode ser mais comum em idosos, acima de 60 anos de idade.
Os indivíduos diabéticos que são tratados com metformina também podem estar em risco de deficiência de vitamina B12 devido à má absorção.
Fatores genéticos
Pesquisas sugerem que fatores genéticos podem desempenhar um papel na degeneração dos discos intervertebrais, que por sua vez podem causar ciática. Os fatores genéticos podem alterar a estrutura e função de certas proteínas de colágeno dentro do disco, que enfraquecem e deterioram a função do disco. Esses discos degenerados podem eventualmente causar compressão ou irritação do nervo ciático.
Quando o nervo ciático é afetado, os sintomas da ciática são geralmente sentidos ao longo da pele e dos músculos supridos pelo nervo. Dependendo da raiz nervosa específica afetada, a dor e / ou sintomas neurológicos podem ser sentidos em diferentes áreas da coxa, perna e / ou pé.
One comment
Pingback: Dor ciática: O que é, sintomas, causas e tratamento | Alivio na Dor