Os sintomas da dor no pescoço podem variar amplamente. A dor pode ser apenas um incômodo leve ou pode ser tão insuportável que a pessoa evita qualquer movimento excessivo.
Muitas vezes, a dor no pescoço está localizada em um local e desaparece por conta própria em alguns dias ou semanas. Menos comumente, a dor se torna constante e / ou irradia para outras partes do corpo, como ombro e braço.
Sinais e sintomas comuns de dor no pescoço
A dor no pescoço geralmente envolve um ou mais dos seguintes sintomas e sinais:
- Torcicolo. Dor e dificuldade em mover o pescoço, especialmente ao tentar virar a cabeça de um lado para o outro.
- Dor aguda. Essa dor pode ser localizada em um ponto e pode parecer uma pontada ou uma picada. Esse tipo de dor geralmente ocorre na região inferior do pescoço.
- Dor generalizada. Esse desconforto é geralmente sentido em uma área mais ampla ou região do pescoço. É descrito como sensível ou dolorido, não pontiagudo.
- Dor radicular. Essa dor pode irradiar ao longo de um nervo do pescoço até o ombro e o braço. A intensidade pode variar e essa dor no nervo pode parecer que está queimando ou queimando.
- Radiculopatia cervical. Déficits neurológicos – como problemas com os reflexos, sensação ou força – podem ocorrer no braço devido à compressão da raiz nervosa. A radiculopatia cervical também pode ser acompanhada por dor radicular.
- Problemas para segurar ou levantar objetos. Esse problema pode ocorrer se dormência ou fraqueza atingir o braço ou os dedos.
- Dores de cabeça. Às vezes, uma irritação no pescoço pode afetar os músculos e nervos conectados à cabeça. Alguns exemplos incluem cefaleia tensional, cefaleia cervicogénica e neuralgia occipital.
Veja o que está causando minha dor no pescoço e dor de cabeça?
Se os sintomas da dor no pescoço progredirem, pode tornar-se difícil dormir. A dor no pescoço também pode interferir em outras atividades diárias, como vestir-se ou ir para o trabalho, ou qualquer atividade que envolva virar a cabeça, como dirigir.
A dor no pescoço normalmente se desenvolve de uma das seguintes maneiras:
- Lentamente com o tempo. A dor no pescoço pode começar como leve ou ocorrer apenas no final do dia de trabalho, mas pode reaparecer e piorar com o tempo.
- Imediatamente após uma lesão. Por exemplo, a dor no pescoço pode começar logo após um acidente de bicicleta ou quando você dorme de maneira estranha no pescoço.
- Reação retardada após uma lesão. Os sintomas de entorse de pescoço, como após um acidente de carro, podem começar horas ou alguns dias após a ocorrência da lesão. Algumas lesões no pescoço podem piorar com o tempo.
- De repente, sem sinais anteriores. Às vezes, a dor no pescoço pode começar no meio de um dia normal sem motivo aparente.
Os sintomas da dor no pescoço podem ser constantes, desaparecer rapidamente, ir e vir regularmente ou retornar de forma intermitente. Certas atividades ou movimentos, como espirros ou tosse, podem piorar a dor.
Quando a dor no pescoço precisa de atenção médica
Embora a dor no pescoço geralmente desapareça por conta própria, às vezes uma causa subjacente deve ser tratada para aliviar os sintomas. Quando a dor no pescoço continua a interferir nas atividades rotineiras ou persiste por dias sem melhora, é aconselhável marcar uma consulta médica.
Às vezes, a dor no pescoço é causada por uma condição médica subjacente séria, como compressão da medula espinhal, câncer, meningite ou qualquer outra infecção. A dor no pescoço requer atenção médica imediata se for acompanhada por qualquer um dos seguintes:
- Irradiando dor em ambos os braços ou pernas (dor mielopática)
- Dormência, formigamento ou fraqueza nos braços ou pernas
- Problemas com equilíbrio ou coordenação
- Perda de controle do intestino ou bexiga
- Perda de peso não intencional
- Febre ou calafrios
- Forte dor de cabeça com torcicolo
Quando uma dor forte no pescoço resulta de um trauma grave, como um acidente de carro ou queda de uma escada, deve ser tratada como uma emergência médica. Para reduzir o risco de paralisia, o paciente deve ser imobilizado por um profissional médico e, em seguida, transportado para o atendimento de emergência.