Quando um torcicolo se torna sério

A torcicolo pode ser irritante, mas geralmente não é motivo para pânico. Em casos raros, entretanto, pode sinalizar a necessidade de uma avaliação médica imediata. Esta página contém algumas maneiras de saber quando o torcicolo pode ser um sintoma de uma condição médica subjacente grave.

Sintomas que podem acompanhar a rigidez do pescoço

Se o torcicolo for o resultado de uma condição diferente de uma distensão ou entorse, muitas vezes outros sintomas também estarão presentes. Nesses casos, normalmente, pelo menos um outro sintoma se desenvolverá com ou antes de ocorrer o pescoço rígido e dolorido.

Abaixo estão os sintomas que podem indicar que uma condição médica grave está causando o torcicolo:

  • Febre, que provavelmente indica que uma infecção está sendo combatida
  • Dor de cabeça, especialmente se parecer diferente das dores de cabeça anteriores em termos de duração, intensidade ou sintomas associados
  • Náusea ou vômito
  • Fadiga ou sonolência inexplicada
  • Mudança no estado mental, que pode incluir confusão ou alterações de humor
  • Problemas de coordenação, como tonturas ou problemas para caminhar ou escrever
  • Perda de peso que não faz parte de uma mudança na dieta

Condição grave mais comum com rigidez do pescoço

A meningite – que em sua forma mais perigosa é uma infecção bacteriana que causa inflamação das membranas protetoras do cérebro e da medula espinhal – é a doença grave mais comum associada ao torcicolo.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), febre, dor de cabeça e torcicolo (incapacidade de flexionar o pescoço para frente, também chamada de rigidez da nuca) são sintomas tipicamente iniciais de meningite bacteriana. PÉ | 1] Quando qualquer um dos dois esses sintomas estão presentes juntos, devem ser examinados imediatamente por um médico.

Os sintomas da meningite geralmente se desenvolvem poucos dias após a exposição, e a condição do indivíduo pode piorar gradualmente ou rapidamente. O tratamento precoce da meningite é fundamental para um bom resultado. O tratamento tardio pode resultar em resultados ruins, como perda de audição, danos cerebrais ou até morte.

Deve-se observar que a rigidez do pescoço nem sempre está presente na meningite, e outros sintomas podem incluir náuseas, aumento da sensibilidade à luz ou ruídos altos ou confusão, entre outros.

Outras doenças graves com torcicolo

Outras condições que raramente causam torcicolo, mas requerem atenção médica imediata, incluem:

  • Infecção. Embora a meningite seja a infecção mais comum que pode causar torcicolo, várias outras infecções também podem resultar em torcicolo doloroso.
  • Tumor. Um tumor cerebral, especialmente se localizado no cerebelo, pode causar torcicolo. Um tumor na coluna cervical, como o câncer, também pode fazer com que o pescoço fique dolorido e / ou rígido.
  • Distonia cervical. Esse distúrbio neurológico, também conhecido como uma forma de torcicolo, pode causar espasmos incontroláveis nos músculos do pescoço. A cabeça pode ser girada ou presa em várias posições fora do alinhamento normal.

Esta não é uma lista completa, pois muitas condições podem causar inchaço ou espasmo nos tecidos do pescoço, resultando em movimentos dolorosos e restritos.

Check Also

Causas, sintomas e tratamento de torcicolo

Causas, sintomas e tratamento de torcicolo

A rigidez do pescoço é tipicamente caracterizada por dor e dificuldade de mover o pescoço, …