Dor no pescoço e tontura podem aumentar e piorar inesperadamente, causando dificuldade de concentração, ficar em pé e / ou andar. Para ajudar a controlar ou reduzir a dor no pescoço e os surtos de tontura, algumas dicas para tentar em casa incluem:
- Sentar ou deitado, o que normalmente ajuda a aliviar o desconforto ou instabilidade da tontura, ao mesmo tempo que reduz o risco de queda ou acidente grave.
- Fechar os olhos se sentar ou deitar não é suficiente. Mesmo sentadas, algumas pessoas veem a sala girando (chamada vertigem), que pode parar depois de deitar e descansar com os olhos fechados.
- Comer de forma saudável e manter-se hidratado, o que pode aumentar o bem-estar mental e físico. Algumas pessoas também podem ter menos crises de tontura depois de parar de fumar ou limitar a cafeína e / ou álcool.1
- Manter os movimentos suaves e constantes para reduzir o risco de desencadear tonturas. Se certos movimentos ou atividades continuarem causando crises de tontura, como levantar-se rapidamente ou segurar a cabeça de lado, é melhor modificá-los ou evitá-los.
- Exercícios suaves de alongamento e pescoço ajudam a melhorar a força e a mobilidade do pescoço, o que pode reduzir o risco de dor no pescoço e tonturas associadas.2
- Melhorar a postura e / ou biomecânica para reduzir a pressão sobre os nervos, vasos sanguíneos e músculos que estão potencialmente contribuindo para a dor no pescoço e tonturas.3 As melhorias podem incluir a configuração de lembretes para verificar a boa postura (tendo a cabeça em posição neutra com as orelhas diretamente acima ombros quando sentado ou em pé), criando um espaço de trabalho ergonômico e levantando-se regularmente para caminhar em vez de sentar-se por horas seguidas.
Veja como a má postura causa dor no pescoço
- Reduzir o estresse, que pode contribuir para alguns casos de dor no pescoço e tontura.4,5 Algumas dicas incluem dormir bastante, fazer exercícios e aprender técnicas de controle do estresse. Se depressão, ansiedade e / ou dor crônica forem um problema, um terapeuta cognitivo-comportamental pode ser útil para aprender técnicas de gerenciamento de estresse.
Neste artigo:
Alongamentos e exercícios para dores no pescoço e tonturas
Se a tontura ou instabilidade se tornar crônica ou se os episódios de tontura ocorrerem regularmente, é uma boa ideia manter a casa bem iluminada e livre de perigos de tropeços, como tapetes ou passagens desordenadas. Algumas pessoas também podem se beneficiar do uso de uma bengala ou outro dispositivo auxiliar para manter o equilíbrio durante uma tontura inesperada.
Quando consultar um médico
Pessoas com tontura persistente que interfere na qualidade de vida são aconselhadas a procurar um médico. Um profissional médico licenciado pode realizar uma avaliação pessoalmente e recomendar tratamentos.
O médico também pode aconselhar se atividades específicas devem ser evitadas por um período de tempo até que os sintomas de tontura sejam melhor controlados. Por exemplo, pessoas que experimentam regularmente tonturas inesperadas podem ter que se abster de dirigir, usar escadas e outras atividades que requeiram altos níveis de concentração e / ou equilíbrio para evitar lesões graves.
Procure atendimento médico imediatamente se a dor no pescoço e / ou tontura forem acompanhadas por outros sintomas preocupantes, como forte dor de cabeça, náusea, disfunção intestinal / bexiga, fraqueza, dormência ou problemas de coordenação ou marcha.