A dor ciática geralmente é descrita com uma ampla variedade de características. Essa dor pode piorar com o tempo e pode se tornar debilitante. A dor pode ir e vir ou permanecer por períodos mais longos e pode ser aliviada com certas posturas, exercícios e / ou medicamentos.
Ciática é radiculopatia
A radiculopatia se refere à dor causada pela compressão de uma (s) raiz (es) nervosa (s) espinhal. A ciática ocorre quando uma ou mais raízes nervosas de L4 a S3 estão irritadas ou comprimidas devido a condições como hérnia de disco, estenose ou degeneração. A dor radicular da raiz do nervo ciático é normalmente sentida na coxa, panturrilha e / ou pé – longe da origem real do problema.
A dor ciática pode ser acompanhada por outros sintomas e geralmente afeta uma ou mais regiões na região lombar, coxa, perna e pé. Se a dor durar menos de 8 semanas, é chamada de ciática aguda. A duração da dor de mais de 8 semanas é descrita como ciática crônica.1
Algumas características típicas e as possíveis variações da dor ciática são discutidas abaixo.
Natureza da dor ciática
A dor geralmente é o primeiro sintoma da ciática e geralmente indica irritação ou inflamação do nervo. Mais comumente, uma dor aguda, ardente ou lancinante pode ser sentida, afetando apenas uma perna.
Alguns exemplos de outros tipos de dor que podem ser sentidos incluem:
- Como um choque elétrico, dor aguda
- Dor latejante ou pulsante
- Dor surda constante
- Desconforto que vem e vai
Veja o que você precisa saber sobre a ciática
Raramente, a ciática pode afetar as duas pernas juntas. Dor alternando entre a perna direita e esquerda também é possível
Áreas afetadas pela dor ciática
A dor ciática ocorre ao longo do trajeto do nervo ciático e / ou seus ramos. Comumente, as costas e a parte externa da coxa e / ou perna são afetadas.
As outras regiões potenciais que podem ser afetadas pela dor ciática são:
- Lombar
- Frente da coxa e / ou perna
- A parte superior e externa do pé
- Sola do pé
- A trama entre o primeiro e o segundo dedo do pé
Na ciática, a dor nas pernas é geralmente mais intensa do que nas costas.
Sintomas neurológicos que podem acompanhar a dor ciática
Quando o nervo ciático é comprimido, um ou mais sintomas neurológicos podem acompanhar a dor.
Alguns exemplos de sintomas associados incluem:
- Fraqueza nos músculos da coxa. Quando os músculos da coxa são afetados, pode ser sentida uma fraqueza ao tentar aproximar as coxas.
- Fraqueza nos músculos das pernas e pés. Quando os músculos da perna são afetados, pode haver fraqueza ao tentar dobrar o joelho ou ao apontar o pé e / ou dedos dos pés para cima e / ou para baixo. Esses problemas podem resultar em queda do pé – dificuldade para levantar a parte frontal do pé ao caminhar. Também pode haver dificuldade para se levantar da posição sentada ou tentar andar na ponta dos pés.
Consulte sintomas de queda do pé, marcha em steppage e outros sinais de alerta
- Entorpecimento. A perda de sensibilidade pode ocorrer quando os impulsos nervosos não conseguem passar pelo nervo ciático. As áreas comuns afetadas pela dormência são o lado da panturrilha e / ou calcanhar, sola e / ou parte superior do pé.
- Parestesia. Sensação anormal sentida na pele devido à condução nervosa inadequada. Esta sensação pode incluir formigamento, aperto, alfinetes e / ou sensação de rastejamento ao longo da parte de trás da coxa e / ou perna
Os sintomas neurológicos podem resultar na redução da função da perna afetada e são mais comuns quando o nervo ciático é comprimido.
Quando a dor ciática é uma emergência médica
Embora seja bastante raro, há momentos em que os sintomas da ciática podem indicar uma lesão potencialmente grave no nervo ciático. Uma emergência médica é indicada quando:
- A dor ciática é intensa ou há um aumento repentino da dor
- Há perda de controle do intestino e / ou bexiga
- A dor ciática é acompanhada por febre, náuseas e / ou perda de peso
Esses sintomas podem indicar condições subjacentes graves, como síndrome da cauda equina, infecção ou tumores na coluna vertebral.
Normalmente, é melhor consultar um profissional médico para um diagnóstico preciso, pois uma ampla variedade de problemas pode afetar o nervo ciático, causando os sintomas. Os tratamentos que visam a causa subjacente dos sintomas da ciática, em vez de abordagens paliativas que apenas aliviam os sintomas, serão mais eficazes para a resolução da dor a longo prazo.
2 Comentários
Pingback: Nervo Ciático e a Ciática | Alivio na Dor
Pingback: O que você precisa saber sobre dor ciática - Alivio na Dor | Dor nas Costas, Dor no Pescoço, Nervo Ciático