Tratamento para dor no pescoço

Homem sentindo dor com a mão no pescoço

O tratamento para dor no pescoço pode ser feito com métodos não cirúrgicos, como autocuidado em casa e / ou com orientação de um profissional médico.

Cuidados para dor no pescoço

Se a dor no pescoço não for debilitante e não for causada por trauma, a dor geralmente pode ser tratada com autocuidado.

  • Curto período de descanso. Embora atividades extenuantes e movimentos que pioram a dor devam ser evitados por alguns dias, alguns movimentos são normalmente incentivados para evitar que o pescoço fique mais fraco e / ou rígido.
  • Gelo e / ou calor. Aplicar gelo pode ajudar a reduzir o inchaço e a dor. A aplicação de calor pode ajudar a relaxar os músculos e trazer mais fluxo sanguíneo e nutrientes de cura para a área lesada. Para terapia com gelo ou calor, as aplicações são limitadas a 15 ou 20 minutos com pelo menos 2 horas de intervalo entre elas para dar tempo à pele para se recuperar.
  • Alongamentos suaves. Algumas formas de dor no pescoço ou rigidez muscular são aliviadas com alongamentos suaves de amplitude de movimento. Se um determinado movimento ou alongamento agravar a dor, pare e tente outro movimento.

Veja 4 alongamentos fáceis para um pescoço rígido

Outros remédios de autocuidado estão disponíveis para dor de garganta. Além disso, as mudanças no estilo de vida podem desempenhar um papel na redução da dor no pescoço. Alguns exemplos incluem adotar um estilo de vida mais ativo fisicamente, parar de fumar e usar a postura correta ao longo do dia.

Fisioterapia

Muitos planos de tratamento para a dor persistente no pescoço incluem alguma forma de fisioterapia para melhorar a força e a flexibilidade do pescoço. A estrutura e a duração do programa de fisioterapia podem variar dependendo do diagnóstico específico e da situação. Várias sessões por semana com um fisioterapeuta treinado podem ser recomendadas para começar. Com o tempo, os exercícios prescritos podem ser continuados em casa.

Remédios

Medicamentos de venda livre (OTC) para o alívio da dor, como antiinflamatórios não esteroidais (AINEs) ou paracetamol, são normalmente experimentados primeiro para dores no pescoço. Se a dor no pescoço persistir, o médico pode prescrever medicamentos mais fortes, como AINEs, relaxantes musculares ou opioides em curto prazo. Antes de tomar qualquer medicamento, leia as instruções com atenção e siga as instruções do médico para reduzir o risco de complicações graves.

Tratamentos alternativos para dores no pescoço

Tratamentos alternativos ou complementares tendem a ter embasamento científico menos rigoroso, mas muitas pessoas relataram se beneficiar deles no tratamento de dores no pescoço.

  • Massoterapia. Uma massagem pode aliviar a tensão e os espasmos musculares, reduzindo a dor e promovendo o relaxamento. Algumas pessoas podem preferir uma automassagem ou uma massagem de um amigo ou parceiro disposto, enquanto outras podem achar mais alívio quando a massagem é realizada por um profissional treinado.
  • Manipulação manual. Um quiroprático, osteopata ou outro profissional de saúde pode usar as mãos para ajustar a coluna para melhorar a amplitude de movimento e reduzir a dor. A manipulação espinhal envolve uma manipulação de alta velocidade, enquanto a mobilização espinhal envolve técnicas que são mais limitadas em sua amplitude de movimento. Antes de ter uma manipulação do pescoço de alta velocidade, é importante descartar qualquer instabilidade da coluna vertebral ou condição médica subjacente para reduzir o risco de complicações raras, mas graves, como acidente vascular cerebral.
  • Acupuntura. Um acupunturista certificado coloca agulhas finas em pontos específicos da pele com base no tipo de dor e / ou causa suspeita. Ao tratar a dor no pescoço, as agulhas podem ser colocadas no pescoço e / ou em outras partes do corpo com a crença de que o desbloqueio da energia estagnada (qi) pode promover a cura.
  • Meditação consciente. Praticar atenção plena e meditação pode ajudar a relaxar o corpo, reduzir a dor ou dar uma sensação de mais controle sobre a dor. Vários métodos estão disponíveis, como exercícios de respiração controlada e técnicas de distração.

Algumas pessoas podem achar que os tratamentos alternativos são mais toleráveis ​​do que alguns tratamentos médicos, como no caso de pessoas que apresentam efeitos colaterais graves com a medicação.

Procedimentos de injeção terapêutica

Algumas injeções na coluna cervical podem ajudar a aliviar a dor no pescoço.

  • Injeção epidural de esteróide cervical. Usando a fluoroscopia com contraste (orientação por raio-x), a solução de cortisona esteróide é injetada no espaço epidural cervical, que é a camada externa do canal espinhal. O objetivo é reduzir a inflamação das raízes e tecidos nervosos próximos, mais comumente causada por uma hérnia de disco ou outra degeneração espinhal.
  • Ablação por radiofrequência (RFA). Se uma articulação facetária for a fonte de dor confirmada, a ARF pode ser considerada. Usando a fluoroscopia, uma agulha especial é colocada perto do nervo sensorial da articulação facetária para criar uma lesão de calor que evita que os sinais de dor cheguem ao cérebro. RFA geralmente fornece alívio mais duradouro. Um estudo descobriu que cerca de 30% dos pacientes ainda sentiam alívio 3 anos após o tratamento com RFA.1
  • Injeção de ponto de gatilho. Essas injeções geralmente são feitas sem solução injetada e usam uma agulha muito fina, como uma agulha de acupuntura. Em alguns casos, uma pequena quantidade de anestésico local pode ser usada para ajudar a acalmar um feixe muscular ou um ponto-gatilho irritado.

Outras opções de injeção podem estar disponíveis. As injeções tendem a fornecer alívio temporário porque reduzem a inflamação ou bloqueiam a dor, em vez de tratar a causa subjacente. Se uma injeção ajudar a diminuir a dor no pescoço, ainda é importante usar esse período de tempo para continuar os exercícios terapêuticos e as modificações no estilo de vida que podem proporcionar um alívio mais duradouro.

Embora o risco seja relativamente baixo, as injeções apresentam o risco de efeitos colaterais graves. As injeções são normalmente um dos últimos tratamentos a serem experimentados antes de considerar a cirurgia.